sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dúvidas e Perguntas

Deixamos esta página aberta para comentários de dúvidas ou perguntas sobre o III BH Indie Music, o Edital de Publicação e sobre a inscrição no festival.

Responderemos aqui, assim que possível.

IMPORTANTE
É obrigatória a sua identificação para as postagens nesse blog.

41 comentários:

Pâmilla Vilas Boas disse...

Pode participar do BH Indie Music III bandas que nunca participaram das pré-seletivas ou seletivas do Festival?
Como bandas que nunca participaram do BH Indie Music terão a oportunidade de participar?

Leandro Augusto Borges Lima disse...

Olá,tenho uma dúvida relativa à bandas que podem se inscrever,achei o edital confuso nesse aspecto:
só as banda que participaram das seletivas prévias e que podem participar,ou bandas que nao párticiparam dessas seletivas podem se inscrever também?A minha não participou, mas eu queria muito participar do Bh INdie Festival.
obrigado pela atenção.

BH INDIE MUSIC disse...

Olá Pamila,

como explica o Edital:

CAPÍTULO III - DOS PARTICIPANTES

3.1 Poderão participar bandas independentes nacionais e internacionais, bandas de BH e Região Metropolitana que já se apresentaram no I e II BH Indie Music, bandas classificadas em BH pelas Pré-Seletivas Finais e bandas classificadas em BH pelas Seletivas Finais. Só estarão efetivamente inscritas, as bandas que se enquadrem e que satisfaçam as exigências contidas no presente edital;

3.2. É vedada a participação de bandas de BH e Região Metropolitana que não se enquadrem no item 3.1;

Explicando...

Desde de janeiro de 2009, estamos publicando diversos editais de participação das bandas de BH. Ouvimos mais de 70 shows e muitas destas bandas, por mérito artístico/técnico, avaliado por banca competente, passou pelas Pré-Seletivas.
As bandas de BH que ficaram de fora das Pré-Seletivas BH Indie Music, ficarão de fora, também do III BH Indie Music. Somente em 2010, publicaremos novos editais.

Para bandas de outros Estados, Cidades e, até, países, a regra é outra: Participa do III BH Indie Music as bandas que quiserem e procederem com todo o envio de material solicitado.

Espero ter ajudado.

Malu Aires
Organização

BH INDIE MUSIC disse...

Leandro,

acho que a explicação está acima, mas vamos incrementar...

BANDAS DE BH E REGIÃO METROPOLITANA (MG)
1. Só poderá se inscrever bandas que estiveram nas edições passadas (I e II BH Indie Music);
2. Bandas Classificadas nas Pré-Seletivas BH Indie Music (voltado exclusivamente para as bandas locais);
3. Bandas Classificadas nas Seletivas Finais BH Indie Music 2009;

BANDAS DE OUTRAS CIDADES DE MG E OUTROS ESTADOS
Qualquer banda poderá se inscrever.

Espero ter ajudado

Malu Aires
Organização

Unknown disse...

Uma dúvida.
O festival primeiro é composto por seletivas que funcionam como apresentaçao numa casa? E depois dessa seletiva é que serao selecionadas as bandas para de fato participarem do festival em datas que serao agendadas????

BH INDIE MUSIC disse...

Flavio.
Bandas de outras cidades e estados não serão selecionadas. Participa a banda que quiser, dentro dos prazos e regras do edital.
Bandas de BH e de cidades da grande BH, já foram selecionadas, inclusive para a seleção final. Se este é o caso da sua banda, vocês não podem mais participar deste edital.

Espero ter ajudado

Malu Aires
Organização

Pâmilla Vilas Boas disse...

Uma outra dúvida. A minha banda é composta por três pessoas, duas delas são do interior de Minas: Bambuí. Nesse caso, podemos participar na categoria de bandas de outras cidades?

BH INDIE MUSIC disse...

Pamilla,

se a sua banda tiver atuação em BH, não.
Se sua banda tiver atuação em Bambuí, sim.
Concluimos que as bandas de BH que não participaram dos últimos 6 meses de todas as etapas do BH Indie Music que selecionaram, por merecimento, as bandas locais para o festival, não poderão se prevalecer de detalhes de naturalidade dos integrantes.
Para este caso e outros semelhantes, a banda será avaliada pela Organização para que se tenha a veracidade das informações passadas ao festival, para que não tenhamos prejudicadas, nem a seriedade deste projeto, nem as bandas de BH.

Espero ter ajudado

Malu Aires
Organização

Unknown disse...

Resumindo, o edital só vale pra bandas de outras cidades, ou países. Quem é de BH não participa mais. Certo???
abçs!

BH INDIE MUSIC disse...

Sim, Flávio.

Conforme explicado no Edital.

Malu Aires
Organização

Unknown disse...

ola somos a O Curinga de Novo Hamburgo no RS.. queria saber quantos shows iriamos fazer? apenas 1? é q o custo ate ai é mt alto.... vlw...

BH INDIE MUSIC disse...

Curinga,
de acordo com o Edital,

8.3. A Organização do BH Indie Music definirá os dias de apresentação das bandas/artistas selecionados de modo que haja, até 03 (três) dias, de apresentação em Belo Horizonte para cada uma das bandas/artistas, de outros Estados ou Cidades, em dias corridos de uma mesma semana, em locais e horários diferentes;


Para criarmos essa regra do Edital, pensamos, justamente, em casos de bandas que viajarão de muito longe e que precisam de um número maior de shows para compensar a viagem (ainda que não tenhamos previsão de lucro das bandas em cada show).

Antes de publicamos a programação completa do evento, todas as bandas terão ciencia, antecipada, da a genda da sua banda, durante o festival.

o blog que ninguem vai ler disse...

BReno
minha banda passou nas pre-seletivas, contudo queremos enviar as mp3 de material novo que somente foi apresentado nas seletivas e a gravaçao deste est´´a agendade para o dia quinze.
a pergunta e: havera algum prejuizo caso enviemos o material perto do fim da data mas ainda dentro da mesma??
a carta ja foi postada.

BH INDIE MUSIC disse...

Breno,

não sabemos, ao certo, o número de inscrições que receberemos para o III BH Indie Music. Adiantamos que chegaram muitas, até agora.
No entanto, elas só serão efetivadas após o envio da listagem completa de material, Termo de Compromisso e Formulário, como especifica o Edital.
Temos um limite de datas e, se em um caso de chegarem mais inscrições do que podemos comportar nos 40 dias de evento, poderemos optar por encerrar as inscrições antes do prazo, ou eliminarmos as últimas bandas inscritas (com material completo).
Sugerimos a vocês que não demorem no envio deste material.
Na nossa Comunidade do Orkut, postaremos os nomes das bandas já confirmadas (com todo o material solicitado entregue).

Espero ter ajudado,

Malu Aires

Rodrigo disse...

Olá!

Em relação ao formulário online, no item "URL no YouTube...", só deve ser colocado link de vídeos com resolução para TV ou podem ser vídeos amadores de shows?

Obrigado!

Rodrigo Honório
Templaris

BH INDIE MUSIC disse...

Rodrigo,

Solicitamos o material da banda (MP3, vídeos, fotos) que estiver em melhor qualidade.
Esse material solicitado, é usado para a divulgação da banda no III BH Indie Music.
Escolha a melhor divulgação para a sua banda.

Espero ter ajudado
Malu Aires

ProjectXk disse...

olá Malu,
Gostariamos de saber se o tempo de 40 minutos de show do BH Indie festival se refere só ao tempo de show "tocado" ou inclui também o tempo de montagem/desmontagem dos aparelhos?

obrigado!
Jonathas/Thiago - Project XK

BH INDIE MUSIC disse...

Jonathas,

O tempo de apresentação é de no máximo 40 minutos.
Os cronogramas de montagem/desmontagem, serão informados junto às agendas.

Espero ter ajudado
Malu Aires

Banda 9S fora Rock disse...

Arthur...
gostaria de saber, se feita a inscrição, poderá haver alguma alteração posterior, como fotos ou as músicas para divulgação. digo isso pq temos um material pronto mas devido tentaremos criar noovos, e caso consigamos gostaria de colocar os novos.

BH INDIE MUSIC disse...

[III BH Indie Music] Novo comentário em EDITAL III BH INDIE MUSIC.
enviado por blogger.bounces.google.com

NORMALAYZE II ® deixou um novo comentário sobre a sua postagem "EDITAL III BH INDIE MUSIC":

OLÁ, SOMOS A BANDA NORMALAYZE E QUEREMOS SOLUCIONAR UMA DÚVIDA, COM RELAÇÃO AOS DIREITOS AUTORAIS E CONEXOS QUE O CONTRATO SE REFERE NO ITEM 11.6 "As bandas participantes liberam o uso das imagens videografadas (conteúdo audiovisual gerado durante o festival) e liberam o direito autoral e conexo das obras executadas videogravadas para o BH Indie Music, sem nenhum custo à Organização do festival, pelo período de 3 anos;" VC PODERIA EXPLICAR MELHOR, POR FAVOR?

Postado por NORMALAYZE II ® no blog III BH Indie Music em 7 de Julho de 2009 16:30

BH INDIE MUSIC disse...

Normalayze,

Os Direitos Autorais são propriedade intelectual exclusiva dos seus criadores.
Com esse Direito, os autores podem autorizar o uso de suas obras (gravadas ao vivo, fonogravadas, ou videogravadas) para execução pública, como também podem cobrar seus direitos autorais por elas.
Produzimos centenas de videos de bandas independentes, desde 2008. Estes trabalhos estão distribuídos pela web, através de sites do BH Indie Music.
Para que possamos dar continuidade ao projeto, devemos ter as Obras dos artistas para fins de divulgação da grade de programação do III BH Indie Music, gentilmente cedidas pelos autores.
A Organização do BH Indie Music, não prevê meios financeiros para arcar com direitos autorais, neste início de projeto.
Contudo, prevemos que em 3 anos, possamos encontrar meios para fomentarmos este mercado.
O prazo estabelecido de 3 anos, prevê que o BH Indie Music, após este prazo, só poderá utilizar das obras cedidas, se negociado com seus autores, os direitos autorais requeridos sobre elas.
Por 3 anos, os autores não reclamam pelos direitos de arrecadação sobre a execução pública de suas Obras, contra o BH Indie Music.
Contudo, poderão fazê-lo, desde já, à partir de qualquer radiofusão ou difusão audiovisual em rádios e emissoras de TV aberta ou fechada, das obras cedidas ao BH Indie Music, mas que foram distribuídas para os veículos de mídia.

Espero ter ajudado a entender sobre o assunto.

Malu Aires

BH INDIE MUSIC disse...

Arthur,

Já estamos catalogando todo o material enviado para processar com agilidade a divulgação das bandas participantes.
Infelizmente, não aceitaremos material após o prazo de inscrição previsto no Edital.
Após esta etapa de cadastramento, deveremos nos ocupar com outras atividades de urgência na pré-produção do III BH indie Music.

Espero ter ajudado,

Malu Aires

Banda 9S fora Rock disse...

Malu, na verdade eu quero saber se eu posso enviar novo material para substituir o enviado mas dentro do prazo...

BH INDIE MUSIC disse...

9S Fora

Bom, esta regra não é aceita em nenhum festival que eu tenha conhecimento.
Após o envio do material solicitado, o catalogamos para podermos acessá-lo com agilidade, durante o festival. Se houver mais de um envio de material, a banda corre o risco de ver publicado o material "errado".
Neste caso, deixe para enviar o material definitivo (dentro do prazo).
Lembrando a todos que estamos trabalhando com ferramentas gratuitas do google desde de o início do projeto BH Indie Music. Dada a demanda, não sabemos como elas irão se comportar no dia 20/07 se houver algum congestionamento do canal.

Não deixe para a última hora.

Espero ter ajudado,

Malu Aires

mundob disse...

Ola! Enviei o material da banda por email + a carta pelo correio. Recebi somente uma confirmacao automatica do material enviado por email. Gostaria de saber ate quanto terei uma resposta concreta sobre a inscricao no festival. Um abraco e feliz dia do rock.

BH INDIE MUSIC disse...

MundoB,

Assim que recebido o Termo de Compromisso pelo Correio, confirmamos a presença da banda.

Malu Aires

Douglas Dornelas disse...

Olá sou Douglas da banda Estoni Clechi.
Nós somos de Betim e nunca tocamos em Belo Horizonte, somente aqui na cidade de Betim mesmo, podemos participar destas inscrições?

Bififrito disse...

Hey Hey Malu!
td bom?
Sou da banda Foil Empire (SP), e nós adorariamos participar! Só temos uma pequena duvida! dia 20/07 é o prazo de ENVIO ou de RECEBIMENTO do material pelo correio?
Abs! Felipe

BH INDIE MUSIC disse...

Douglas,

desde dezembro de 2008, estamos contactando as bandas de BH e Região Metropolitana para organizarmos a cena de música independente da cidade, em 2009, e para trazermos pra perto as bandas independentes de BH e região, afim de que se apresentem (profissionalmente) em BH e que se insiram nos projetos e festivais que organizamos.
Foram mais de seis meses e várias oportunidades para as bandas se apresentarem ao BH Indie Music.
Já na fase de pré-produção do III BH Indie Music, a cena local está totalmente mapeada e selecionada.

Infelizmente sua banda não poderá se inscrever neste Edital. Contudo, não deixe de participar, conferir de perto os shows que serão realizados pelo III BH Indie Music e conhecer, pessoalmente, o mercado de música independente de BH que estamos criando. Ele vale para a sua banda também.

Espero ter ajudado.

Malu Aires

BH INDIE MUSIC disse...

Olá Felipe,

o prazo para envio de todos os documentos, material e inscrição para o III BH Indie Music é dia 20 de julho, às 23:59h.

Malu Aires

Bififrito disse...

Felipe denovo!
Só pra confirmar meeeeeeeeesmo... por "ENVIO" vc quer dizer "eu dando tchau pra moça dos correios com a sensação de dever postal cumprido" ou "vc abrindo o envelope"? desculpa perguntar tanto, mas fiquei um pouco confuso.
Não consegui entender ainda se é o meu prazo pra enviar ou se é o meu prazo para que o envelope chegue ai!
Abs,
Felipe

BH INDIE MUSIC disse...

Felipe,

não existe outra explicação para a palavra envio: enviar: expedir, remeter, encaminhar, conduzir.

O prazo para os envios do Termo de Compromisso, Material Solicitado e Ficha de Inscrição é dia 20 de julho de 2009.
A Ficha de Inscrição chega à organização em data e hora do envio e só será validada se enviada até dia 20/07/2009, até às 23:59h. Ídem ao material solicitado.
Pelos correios o Termo de Compromisso deve receber o carimbo de envio datado até 20/07/2009.
Os três ítens devem ser enviados até a data de prazo limite estabelecida no Edital. Caso contrário, a banda não estará inscrita.

Mas, como diziam nossas avós... "pra quê deixar pra amanhã o que você deve fazer hoje?".
Imprima o Termo de Compromisso e entregue a tempo nos correios.

Espero ter sido clara,

Malu Aires

Bififrito disse...

Oi Malu,

Perfeitamente clara! Obrigado! Concordo com nossas avós!!! Mas não temos fotos da banda e só será possivel juntar todo mundo na segunda, dia 20/07, por isso não posso seguir o conselho delas... mas, com certeza, levo uma blusa para não pegar sereno! rs
Por sinal, extendendo um pouco mais a sua mto apreciada atenção ,essas 2 fotos em alta definição precisam mesmo ser uma foto ou pode ser uma imagem contendo os integrantes da banda (algo como uma montagem)?
Eu sei que diz foto... e eu sei que diz "envio"... minha vó me acha esperto (e lindo), mas no fundo sou meio burrinho!! Obrigado pela paciencia!
abs!
Felipe

BH INDIE MUSIC disse...

Felipe,

Quando a organização de algum evento solicita fotos, este material é direcionado para a imprensa convencional, seja ela eletrônica ou impressa. Também pode ser usada como fundo de reportagem para a TV. Nestes casos, o material providenciado deve conter a banda citada em atividade ou pose.
Foto-montagens podem servir para web sites, mas não são bem vistas pela imprensa e afetam a publicação de qualquer release enviado, individual (da banda) ou do evento, em si.
Os jornais convencionais preferem a estética da foto pose (todos os integrantes reunidos no quadro).
A alta resolução pedida, deve atender à impressão em definição de 300 px em tamanho A4. Teste essa imagem em corel ou photoshop para certificar-se do tamanho de impressão.
Também é imprescindível os créditos da foto, mesmo sendo o responsável pelo clique um profissional ou amador. Mesmo que o fotógrafo diga que seu nome não precisa constar nas publicações, as fotos sem os créditos não podem ser usadas, nem por esta organização, nem pelos veículos de imprensa que os recebeu. Isso viola os direitos autorais de imagem que, em casos sabidos, chegam a prejudicar legalmente muitos eventos.

Tendo alguma dúvida, abra o jornal, ou a internet e veja como funciona a publicação de uma foto de banda para se inspirar na produção desse material fotográfico.

O motivo pelo qual pedimos a listagem de material do edital é para, principalmente, sabermos se a banda inscrita têm condições profissionais de se apresentar como banda/artista, já que fotos, release e músicas é o mínimo que uma banda deve ter para se preparar para outros editais de música em todos os festivais sabidos do país.
Numa melhor oportunidade, as bandas que estejam desfalcadas desse material, têm agora uma boa oportunidade de colocá-lo em ordem para o futuro.

Independente do material fotográfico, vocês podem enviar o Termo de Compromisso antes e o material depois. Aqui reuno o material que chega da banda, pelas vias eletrônica e convencional.

Espero ter ajudado,

Malu Aires

Bififrito disse...

Mto obrigado pela paciencia Malu! O material (e as condições de fazer uma apresentação) nós temos! Só a foto que não, por motivo de troca de baterista! Mas, sem problemas, conseguiremos terminar td antes do prazo! só não sei se consigo fazer pose! hahahaha! Todas as duvidas sanadas! Agradeço inmensamente e paro por aqui antes de virar persona non grata!
Abs!

Douglas Dornelas disse...

Olá sou Douglas Moura da Banda Estoni Clechi,

somos de Betim, gostaria de saber como podemos participar das seletivas de belo horizonte e região metropolitana de 2010.

o blog que ninguem vai ler disse...

9S fora rock
olá... enviamos o material que estava pendente.
a confirmação é só no tópico da comunidade??
obrigado!

BH INDIE MUSIC disse...

Douglas,

após o III BH Indie Music deveremos organizar as Pré-Seletivas 2010.
Aguarde que entraremos em contato com as bandas interessadas.

Malu Aires

BH INDIE MUSIC disse...

9S Fora,

estamos publicando na comunidade do BH Indie Music no Orkut por ser nosso veículo público.
Todas as bandas são informadas também por e-mail cadastrado na Inscrição.

Malu Aires

RANGEL ARCANJO disse...

Malu, fizemos toda a inscrição por vias eletrõnicas mas o termo de compromiso não foi enciado no dia 20. Nos demos mal?

BH INDIE MUSIC disse...

Rangel,

infelizmente, sim.
Há diversas regras no projeto BH Indie Music que justificam a sua seriedade e capacidade de gestão.
O Edital foi publicado em 20 de junho e já tenho a experiência de dezenas de bandas que só sabem sobre o mesmo, após o encerramento de inscrições e prazos.
Se fossemos flexíveis em todos estes casos, estaríamos até o final de 2010, abrindo envelopes e imagine só se teríamos possibilidade de realizarmos alguma coisa...
Espero que em 2010 todos estejam mais atentos, ainda que eu odeie o jargão do "perdendo e aprendendo". Esta atenção valerá para todos os editais, festivais e chances que sua banda merece ter, daqui pra frente.
Todavia, acompanhe o III BH Indie Music e se prepare para o IV BH Indie Music.

Atenciosamente,

Malu Aires