sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SOBRE O FESTIVAL BH INDIE MUSIC

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O BH Indie Music vem se tornando destaque no cenário independente de música, pelo o histórico da sua recente, mas crescente e abundante realização.
Promovido e realizado por artistas de música, para artistas da música e, voltado exclusivamente a projetos de música autoral (criadores), novos e experientes artistas se reunem em volta da marca BH Indie Music, totalizando hoje, mais de 180 bandas de todo o país.
Realizando com êxito, sua terceira edição, o projeto vem promovendo uma linha de continuísmo de ações geradoras do desenvolvimento da cena e do mercado independente nacional. 
O movimento criado pelo BH Indie Music, além do festival que se firmou, à partir de 2008 como edição anual, atua por todo o ano com projetos paralelos como:
Projeto Matriz - espaço reservado para a música independente, todas as quintas-feiras, fomenta shows de artistas independentes de diversos gêneros e de várias regiões do estado e do país.
Fóruns - Espaço para esclarecimento de questões relacionadas à música independente e ao seu mercado, realizou em 2008 o I Fórum de Direitos Autorais e Intelectuais na Música Independente (http://bhindiemusic.multiply.com/reviews/item/15).
Pré-Seletivas - Projeto voltado ao fomento de novos talentos, onde são selecionadas bandas e artistas, da cidade de Belo Horizonte, para o festival anual. O espaço também alimenta a troca de contatos entre os artistas, criando um elo de relação entre os participantes que dividem experiências e tecnologias empregadas na nova música.
1º Circuito Catrumano de Música Independente / Projeto Matriz - Primeiro projeto de intercâmbio entre bandas e artistas, realizado em parceria com o Instituto Geares (Montes Claros), promove a disseminação de trabalhos de bandas de ambas as regiões, mensalmente.
Disco Independente - veículo do BH Indie Music, criado para a difusão dos produtos fonográfico produzidos pelas bandas e artistas independentes, vinculados ao evento e aos projetos à ele relacionados, traz resenhas dos álbuns lançados, além de dicas sobre produção fonográfica.



HISTÓRICO DO FESTIVAL
Este é o histórico das edições do Festival que realizou, em 2009, sua terceira edição:

CLIPPING COMPLETO DO BH INDIE MUSIC
Dmor
I BH Indie Music
Primeira edição realizada em 14 e 15 de junho de 2008, reuniu 18 bandas do estado de Minas Gerais em dois dias (18 horas) de shows, no Matriz/BH. (Destaque em foto para a banda Dmor / BH - Foto de Marco Aurélio Prates)
Clipping (Principais Matérias):
Jornal O TEMPO - MATÉRIA / Jun 2008
Matéria no Site Fórceps!
Coletivo Plug - Entrevista
Programa Microfonia - PUC TV
Site Club Social (RJ) / Cobertura
Onze
II BH Indie Music
Segunda edição realizada entre 07 de setembro a 18 de outubro de 2008, reuniu 54 bandas de 06 estados em 54 dias de shows, realizando, no total, 94 shows em diversos espaços de música da capital: Matriz, A Obra, Minueto, Studio Nafta e Estúdio B Music Bar. (Destaque em foto para a banda Onze / DF)
Clipping (Principais Matérias):
Jornal O TEMPO - ENTREVISTA Out 2008
Programa MTV Minas
Programa TV UFMG
Lavage
III BH Indie Music
Terceira edição realizada entre 07 de setembro a 18 de outubro de 2009, reuniu 103 bandas de 07 estados em 54 dias de shows, realizando, no total, 170 shows em diversos espaços de música da capital: Matriz, A Obra, Stonehenge Rock Bar, Studio Nafta, Conservatório Music Bar, Hollywood Music Bar, Motorock e Lapa Multshow. (Destaque em foto para a banda Lavage / CE)
Clipping (Principais Matérias):
Jornal O ESTADO DE MINAS - CAPA Abr 2009
Jornal O ESTADO DE MINAS - CAPA Set 2009
Jornal O TEMPO - MATÉRIA Set 2009
RESULTADOS OBTIDOS PELO III BH INDIE MUSIC
BELO HORIZONTE A CAPITAL DA MÚSICA INDEPENDENTE



Estando Belo Horizonte no topo da produtividade fonográfica independente, dada a falta de selos e gravadoras no Estado, e, apropriando-se desde histórico, o BH Indie Music confere à capital mineira o título de "Capital da Música Independente" pelo seu mérito na produção fonográfica independente que alcança 90% de toda a produtividade fonográfica do Estado.
Cidades de todo o Brasil foram representadas em Belo Horizonte. Em ediçoes anteriores, 30 cidades do interior de Minas Gerais, cidades e capitais dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Amazonas, DF, Rio de Janeiro e Ceará se apresentaram ao grande público. 
O trabalho de disseminação cultural a que o projeto propõe é inverso:
Trazemos artistas de grandes e médios pólos, mas ainda sem estrutura comercial voltada ao mercado da nova música e com baixa oferta de atividades culturais no segmento independente de música, para um grande centro cultural do país - Belo Horiozonte.
Nesta ação, aglutina-se um grande número de artistas (mais de 480 em 2009) afim de promover-se um intercâmbio dos artistas e obras produzidas nestas cidades e regiões, difundindo os bens culturais do país, com larga visibilidade nacional e, até, internacional.
A capital mineira se provou como a cidade brasileira com maior capacidade organizacional para a gestão de um importante festival de música.

FORTALECIMENTO E AQUECIMENTO DO MERCADO NOVO DE MÚSICA
1. MERCADO DE SHOWS E ENTRETENIMENTO

Os 4 Ventos
Valorizando o mercado independente de música, o transportamos ao grande mercado comercial de consumo.
O BH Indie Music promove novas bandas e artistas criadores, destacando estes trabalhos na mídia convencional e eletrônica.
Vem apresentando obras inéditas ao grande público e trabalhando na formação dos futuros consumidores do mercado independente de música.
Ampliou-se o número de espaços, em Belo Horizonte, para apresentações de bandas e artistas autorais. Quebrando preconceitos de empresários e do público comum, provou-se que a gestão do entretenimento musical é possível com a inserção, também, de trabalhos inéditos.

2. MERCADO FONOGRÁFICO INDEPENDENTE

Com o incentivo à produção fonográfica independente, mais álbuns independentes circulam pelo mercado. 
O festival tornou a aquecer os serviços de estúdios de gravação de todo o país e promoveu a disseminação da produtividade fonográfica em mídias convencionais, combatendo a sua apostada extinção.
A qualidade e responsabilidade técnica na produção de novos álbuns, também é de interesse do festival, que realiza, em suas atividades, debates e publicação de artigos sobre mercado, legislação (direitos autorais e intelectuais), além de técnicas e cuidados para a confecção de um produto de áudio compatível às exigências do mercado convencional.
Com o apoio de estúdios parceiros, o III BH Indie Music escolheu duas bandas de Belo Horizonte para lançarem seus primeiros fonogramas, com acompanhamento técnico, produção musical e fonográfica, profissionais.

3. SETORES INTERLIGADOS
Mobilizando a cadeia produtiva deste seguimento, com um festival de grande porte, aquecemos  setores de turismo e serviços, transformando a paisagem da capital mineira, com a concentração de centenas de artistas que circulam pela cidade, durante o festival.

CRIAÇÃO DE UMA TEIA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ARTISTAS CRIADORES DA MÚSICA


De grande urgência para o novo mercado de música, o III BH Indie Music se fez necessário como vitrine dos trabalhos inéditos na nova música e organizou ações em conjunto para o comportamento destes artistas com o novo mercado.
A eficácia da difusão deste projeto se mantém na dinâmica entre a realização de um grande festival de música, no intercâmbio artístico, na mobilização de toda a cadeia produtiva do setor e na realização de projetos específicos para a gestão e aperfeiçoamento da classe.
Trazer ao palco a multi-generalização musical, é democratizar os festivais à niveis máximos de participação de público e artistas criadores.
PROMOÇÃO DA AUTO-GESTÃO DO ARTISTA INDEPENDENTE
Para uma auto-logistica fortalecida, investimos na auto-gestão dos artistas envolvidos e incentivamos a capacidade criativa e produtiva da cadeia musical independente.

O BH Indie Music se torna um dos mais importantes organismos de ações interligadas, quando:
- alia festivais de música independente com o propósito de uma concreta formação do consenso e responsabilidade ética comuns à logistica e desenvolvimento do novo mercado de música a que se insere;
- fomenta uma teia de comunicação virtual direta, por onde se desenvolvem debates e  discussões urgentes relacionadas aos artistas independentes de todo o país e ao novo mercado de música que estão criando;
- promove e direciona o novo artista criador ao mercado profissional de música;
- desenvolve a interligação de todos os artistas envolvidos no mercado da nova música em palco e numa mesma cidade e evento.



NOVAS EDIÇÕES DO FESTIVAL


Todo o processo do BH Indie Music é desenvolvido pela web como comunicação entre os artistas envolvidos, publicação de editais e seletivas e divulgação dos projetos relacionados ao BH Indie Music.

Bandas de BH - III BH Indie Music


Através da Comunidade no Orkut, se reunem todos os artistas participantes das edições anteriores do Festival e seus organizadores.


Para as novas edições do festival em 2010, pedimos aos interessados que aguardem pelo novo Edital e acompanhem nossos veículos na web (lista na coluna lateral do Blog).


III BH INDIE MUSIC
Realização e Organização
Malu Aires

Gerência e Comunicação
Malu Aires

Marketing
Fernada Sbardelotto

Art Desiger
Leo Braca (The Hell's Kitchen Project)

Fotógrafos
Marco Antônio, Marco Aurélio Prates e Marcus Ganndu

Filmagens
Marco Antônio

Colaboradores
Marco Antônio, Rond Gaspar (Antenafobia), Leo Moraes (Valsa Binária), Diogo Pertence e Daniel Pertence (Simples), Lucas Silva e Luis Curinga (Luis Curinga) e Jonathan Tadeu (Quase Coadjuvante).

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